sábado, 26 de junho de 2010

Definições




O que é arte? Creio que todos já ouvimos isso nas aulas de educação artística, e a resposta é: não existe definição. Para cada indivíduo, a arte representa uma forma, uma característica. Eu gosto muito da forma que o personagem do Naruto, o Deidara, vê a arte:
"Observe! Não está impressionado? O produto final de possuir uma refinada forma de produção encontrando-se com uma deformação bidimensional! Un, agora isso é arte! Mas minha arte não termina aqui! Nenhum dos meus trabalhos artísticos é estático! Quando eles têm forma fisíca eles são um pouco mais do que modelos, un! Mas isso aqui explode! E é nesse simples momento de Grandeur que eu vejo a verdadeira arte, un! A Arte é um Estouro!!!"
A arte para ele é essa... devastadora, explosiva e poderosa. Já para o companheiro dele, Akasuna no Sasori, meu personagem predileto, é diferente:
A sua "arte" trata-se daquilo que se tornou imortal, permanente, eterno. Uma arte se torna verdadeiramente bela apenas por meio do tempo. A arte resiste às gerações.
Visões totalmente opostas, mas ambas... arte. É assim que as coisas são. Para cada um, é de um jeito. Definições em geral são relativistas. E aí está a raiz de muitos conflitos. A intolerância ao se pensar diferente é ridícula. Mas é nisso que a maioria do mundo se baseia hoje.
Ninguem precisa gostar de tudo, mas deve-se saber respeitar quem gosta. Sasori e Deidara tinham visões totalmente diferentes sobre a definição de arte: para Deidara,era momentâneo, uma explsão. Para Sasori, era a eternidade. Mesmo assim, andam lado a lado e foram quase imbatíveis (mas confesso que tinham suas pequenas desavenças, mas nada de sério).
Sei que é tenso comparar a vida à um anime que muita gente não gosta, mas é o que eu queria dizer.
Esse meu post fugiu um pouco do padrão dos meus posts, tá parecendo uma dissertação de vestibular, mas nem ligo, é bom variar as vezes.

Um comentário: